Cem Truques, Nu Azul

Um Lugar com Vista para Além de Mim ...

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Simplicidade colorida de azul com um guache de água de colónia, seria certamente algo apetecível pelo cheiro, nem que fosse... Um alfinete-de-ama embebido em leite, uma sobremesa nova... E a imaginação, um rosto desfigurado de real...

terça-feira, abril 04, 2006

Discursos de Eva.

Chamei "Discursos de Eva"ao projecto que criei recentemente, e que tem por finalidade promover a saúde mental e psicológica junto das comunidades, dando especial relevo à população feminina portuguesa.

Porque infelizmente vivemos num país de mentes descuidadas, encostadas aos maus-olhados e à divina providência, como quase em tudo e para tudo nesta vida, pensei que poderia ser útil sair do meu consultório, onde na maior parte dos dias passo lindas tardes a conversar com gente muito interessante, e dar um contributo mais alargado ao público em geral, promovendo esta iniciativa. O tema da saúde mental em portugal continua a ser uma espécie de parente pobre da saúde, ficando constantemente relegada para último plano nas políticas ditas estratégicas para o bem estar e o desenvolvimento das pessoas. Prevenção, continua a ser uma palavra demasiado estranha e complicada para ser posta ao serviço dos portugueses, nomeadamente quando se trata de Saúde mental e Psicológica. Interessa o corpo, sempre e para sempre o corpo. São modas, dizem-me. Ignorância, estupidez, penso. Mas, não passo de uma idealista, essa é que é essa.

Bati-me em inúmeras horas de conversa já, pela saída das discussões sobre as mulheres dos meios académicos onde, na maioria das vezes têm lugar. Nos últimos tempos, o tema "Mulheres" enche revistas, faz conferências, dá o mote para artigos especializados. A violência doméstica foi assunto legistativo há pouco tempo, passando a ser considerado um crime público. As taxas elevadíssimas de auto-medicação por parte da população feminina, é debatido até à exaustão pelos catedráticos e reconhecido como um problema grave a combater. As imensas taxas de depressão e ansiedade colocam Portugal no primeiro lugar dos países da União Europeia, significando isto que, se não vamos bem em termos económicos, as nossas cabecinhas vão de mal a pior. Mais uma vez são as mulheres, as principais consumidoras de medicamentos psicotrópicos.
Fazem-se listas de números que comprovam o que vos digo. Renovam-se leis para proteger as mulheres da violência. Criam-se instituições de acolhimento, etc... E eu, invento um programa para por a rua a mexer, as mulheres a conversarem com as elas mesmas e com as outras para, em conjunto, encontrarem novas saídas para si próprias.

Discursos de Eva é um programa de psicologia preventiva para mulheres. Irá ter lugar em Vila Franca de Xira (Ateneu Artístico Vilafranquense), a partir do dia 10 de abril, em horário pós laboral (a partir das 17.30 h).
Informações pelo tel: 263 271 418
Inscrevam-se! Participem! Divulguem!Sejam participantes activas na resolução dos vossos problemas. Mexam-se!

5 Comments:

Blogger Mónica Lice said...

Parabéns pelo blog!

15:47  
Blogger Menina Marota said...

Parabéns pela iniciativa. Pena morar no Norte... mas estou solidária com a iniciativa.

Um abraço e bom trabalho

11:15  
Blogger isabel said...

Azul, muitos parabéns pelo seu projecto. É louvável e de admirar, espero que as mulheres dessa zona aproveitem a sorte que têm em poder usufruir dele.
Infelizmente a saúde mental em portugal é tabú! Ninguém diz que vai ao psiquiatra ou ao psicólogo, é uma vergonha, vão-nos achar loucos, atrasados...
Os psicólogos e os psiquiatras não foram feitos para o cães, não é?
Um beijo

16:16  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Espero que não te importes, que tenha levado "emprestado" um poema teu... algum inconveniente diz, que o retirarei de imediato.

Beijo e uma boa semana :)

11:47  
Anonymous Anónimo said...

Uma Páscoa Feliz!:)

01:28  

Enviar um comentário

<< Home