Cem Truques, Nu Azul

Um Lugar com Vista para Além de Mim ...

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Simplicidade colorida de azul com um guache de água de colónia, seria certamente algo apetecível pelo cheiro, nem que fosse... Um alfinete-de-ama embebido em leite, uma sobremesa nova... E a imaginação, um rosto desfigurado de real...

terça-feira, janeiro 13, 2009

Arrogância de Narciso!

"Foges constantemente como quem pretende travar uma batalha contínua capaz de negar as perdas e ganhos sucessivos que, de quando em vez, te atrapalham a marcha. Queres combater o tempo que contornas na tua vida, e ofender o espaço que sentes mediar algo de teu contigo mesmo, sem saber ao certo de que tens medo, afinal! Sim, é de medo que julgo tratar-se! Do medo que te leva a mentir descaradamente, ou a ter como passatempo preferido o esvaziamento de ti, procurarando com isso retirar ao outro todo o conteúdo significante. A tua meta mais ambicionada parece ser um absoluto despropósito: arrasar com o diálogo em toda a sua linha mestra. O diálogo interior - aquele em que te dirias nas esperanças que albergas de que um dia, alguém por ti idealizado te vem dizer que és especial (talvez mesmo especialíssimo!), que se quer hipotecar por inteiro a ti, que te ama incondicionalmente e que dispensa que lhe dês de volta o que quer que seja. O diálogo exterior – aquele em que te confrontarias com a liberdade allheia, com a diferença, com exigências de seres chamado a satisfazer necessiadades outras que não as tuas. Odeias o diálogo que constrói uma narrativa – aquele que denuncia o laço que te segura, conforta e afaga a existência. Aquele de que dependes: odeia-lo! Odeias-te! Numa parte de ti, odeias-te. Na outra, amas-te como se ideal fosses: deus! De ambivalência em ambivalência, de fuga em regresso e de novo, em fuga, atravessas o caminho sem dares um único passo na direcção certa..."

3 Comments:

Blogger Justine said...

Se li bem, o teu texto é uma reflexão séria sobre o outro, mas também um gesto de luta, uma procura, uma aposta...
Beijo

10:57  
Blogger Alberto Oliveira said...

... não pretendendo repetir parte substancial do esclarecido comentário da nossa comum amiga e dialogante Justine com o qual estou de acordo, acrescentarei algo mais: dentro de muitos de nós há um Narciso em maior ou menor proporção, fugindo sem norte de receios sem razão de ser e a precisarem que uma alma caridosa lhes ofereça uma bússola ou um GPS. Para que encontrem o caminho da bem-aventurança e a paz de espírito que tanto precisam.

15:39  
Blogger Joaquim Moedas Duarte said...

Vir aqui é bom!

O que encontrei?

Um texto lúcido de análise penetrante sobre O OUTRO, escrito por alguém que parece estar na sua frente;

dois comentários igualmente lúcidos, que iluminam a leitura anterior.

Sendo assim já não apago o link deste lugar - como tive intenção, depois de tantos dias de visita infrutífera...

Obrigado, Azul!

15:17  

Enviar um comentário

<< Home