Cem Truques, Nu Azul

Um Lugar com Vista para Além de Mim ...

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Simplicidade colorida de azul com um guache de água de colónia, seria certamente algo apetecível pelo cheiro, nem que fosse... Um alfinete-de-ama embebido em leite, uma sobremesa nova... E a imaginação, um rosto desfigurado de real...

domingo, novembro 13, 2005

Das profundezas da minh'alma.

Hoje é o dia do meu aniversário. Ficam completos 36 anos da minha vida. Da minha existência. Olho para mim e anoto no caderno da minha consciência a mulher adulta em que me tornei. Por fora, não restam dúvidas de que sou eu quem transporta a substância de um corpo redondo, bem proporcionado, voluptuoso e insinuante. Cabelos negros de origem, brilhantes e sedosos. Olhos castanhos a dar para o escuro, ainda sem pés de galinha, perfeitamente delineados. O lápis preto que os contorna, alonga-os, dando-me um ar exótico, diziam-me ontem. Talvez só ontem os tenha assumido verdadeiramente. Também ao decote de tonalidade luminosa e sabor a canela moída. Pedi emprestado a Idalina o colar de pérolas de que tanto gosta e pu-lo ao pescoço, com um nó ao meio, provocantemente situado à entrada do leito esquecido. Vesti-me de preto não por estar de luto, mas porque me dá, incontornavelmente, um ar elegante e sofisticado. Cintura bem marcada, cuidadosamente acentuada pela blusa de lycra que comprei um dia destes de propósito para seduzir. Sapatos de pele bem altos alongam-me a silhueta, tornando-a bastante indiscreta. Creio que sim. Indiscreta. Não gosto de passar despercebida. Sou vaidosa. Vejo-me uma bela mulher. Festejei com os amigos que amo o passar do relógio. Assumi que são deveras importantes para mim. Espero que o tenham sentido. Agradeço-lhes os mimos que me deram, os sorrisos que comigo partilharam, a generosidade com que me presenteiam. Creio que os conheço bem um a um, como as linhas das minhas mãos. Ontem, sinto que me quis dar a conhecer mais, a mim também. Ontem. Ontem. Ontem.

Hoje faço anos. Hoje penso em mim. Olho para dentro. Quero escrever-me. Não resisto já ao encanto das palavras. De cobertor nas pernas, descanso do frio que faz lá fora. Ouço o vento que sopra forte e reaviva as brasas vermelhas que crepitam na lareira da sala. Sinto-me espantosamente em paz na solidão que me vem habitando aos poucos, com o passar dos dias, e me devolve a mim em toda a minha plenitude e essência. Dou comigo a tentar lembrar-me de como era antes de ter nascido. Sei que caminho para o mesmo lugar e, numa parte de mim, sinto-me zangada por não me conseguir lembrar. Gosto de controlar tudo, mas ao que parece, este esquecimento é incontrolável. Vou ter que esperar para voltar a saber. Esperarei. Não tenho pressa. Acho que me tornei mais amena com o passar dos anos, ao mesmo tempo que mais espessa. Ampliei o espaço interior que me completa e me torna una. Albergo hoje, mais do que alguma vez o pude albergar, a ideia da minha morte como uma verdade possível. Sei que hoje a Morte deixou de ser apenas uma palavra para mim. É agora um espaço, uma verdadeira possibilidade. Há-de acontecer-me um dia, estou certa disso. Leio “As Intermitências da Morte” de José Saramago e sorrio com a seguinte passagem: “... pois as três fotografias que levavam no bolso não deixariam dúvidas de que a morte, se chegasse a ser encontrada, seria uma mulher ao redor dos trinta e seis anos de idade e formosa como poucas.” (pág. 136) Porventura poderão pensar, “que texto triste e pessimista para um dia de aniversário”. Eu diria que me parece ser um texto lúcido. Talvez não seja o mais agradável que já escrevi, o mais original, o mais divertido. É o meu texto de comemoração pelo dia de hoje. Comemoro nele e com ele a minha Vida. Anseio pelo dia de amanhã, e pelo seguinte, sabendo que vão ser preenchidos de conversas, de sorrisos, de descobertas, de desafios. A paixão essencial que me habita energiza-me e faz-me desejar o papel em branco no qual poderei dizer todas as palavras que me assaltarem. Sinto-me arrebatada, estupefacta, surpresa. Até amanhã.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que Mulher admirável, fascinante, intensa, deslumbrante e encantadora, tão apaixonante como a própria vida que descreve pelo seu caminhar pelo tempo, tão sedutora como a beleza que deixa suspensa no ar que atravessa, tão completa e plena como o mundo em cada manhã que o orvalho encontra à sua espera. Que mulher!, repito, com emoção e sincera admiração. Beijinho. J.

19:30  
Blogger Menina Marota said...

http://216.167.105.224/idadedosonho/painel/Feliz%20Aniversario/slides/Feliz%20Aniversario%20001.JPG

Ainda vim a tempo de desejar um FELIZ ANIVERSÁRIO!


E, estou grata pela partilha deste texto!

Assino as palavras de r.e. que sintetizou tudo aquilo que eu poderia dizer!

Um grande beijo de parabéns... ;)

21:44  
Anonymous Anónimo said...

nao me lembrava..porque tenho quase a certeza que ja mo tinhas dito..de qualquer forma...parabens..muitos..e e parece me que foram bem festejados...conta muitos!!

mantinhas..

21:46  
Blogger Dameuntango said...

Muitos parabens pelo aniversário e pelos textos, todos eles.

23:25  
Blogger Jorge Ferreira said...

Muitos Parabéns Miga,
que falha a minha não me lembrar, mas sabes como são os homens...

Muitos Muitos Parabéns mesmo, és linda.

17:15  
Anonymous Anónimo said...

Ó amiga, nem sabes a quantidade de vezes que tentei (ontem) entrar nos blogues sem o conseguir. Estava essencialmente preocupada em dar-te uma palavrinha (a ti) para te dizer que afinal parte da minha bebedeira pode ser-te dedicada já que não sabia que fazias anos - deixaste o segredo bem guardado até à consumação do acto hi, hi, hi!!! Como somos quase da mesma idade, revi-me a ver o teu magnífico texto. Nada como a beleza de uma mulher balsakiana...acabam-se as indefinições, as dúvidas, as incertezas. A partir de agora, somos muito mais nós. Um grande beijo e desculpa (mais uma vez) a minha ausência nestes 2 dias.

23:59  
Blogger ruiluís said...

um texto como estar à beira-mar e olhar o horizonte...li alguma saudade e senti uma bela alegria de viver...hmmmm...dou-lhe os parabens (retardados), mas do coracao...um abraco !

08:34  
Anonymous Anónimo said...

É a primeira vez que aqui venho e gostei! Aproveito para deixar os PARABÉNS. Beijinhos

10:29  

Enviar um comentário

<< Home