Cem Truques, Nu Azul

Um Lugar com Vista para Além de Mim ...

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

Simplicidade colorida de azul com um guache de água de colónia, seria certamente algo apetecível pelo cheiro, nem que fosse... Um alfinete-de-ama embebido em leite, uma sobremesa nova... E a imaginação, um rosto desfigurado de real...

segunda-feira, abril 17, 2006

Cinestesia.

A terra mexeu de novo e ao fundo da rua ouviram-se os sinos a tocar a repique dando sinal de alarme. A população levantou-se apressada: mãos no ar, uns; mãos nas calças, outros; mãos à cabeça, ai que deus nos acuda, outros ainda.
Mãos.
Pernas escorreitas corredores afora, tropeçando pouco, vão na direcção das portas da rua olhar a noite e o céu e perguntar ao luar que raio de barulho foi aquele. Tá tudo maluco, é o que é.
Escutaram-se tilintares cristalinos e sons metalizados vindos de dentro dos habitáculos amadeirados que guardam as relíquias de família. Os pés dos copos, quais sapatos de salto agulha, balançam ainda inquietos na tentativa de se manterem firmes; as travessas de porcelana da china esfregam-se umas nas outras em busca de um aconchego, que é o que lhes resta, antes de se estatelarem no chão; o saleiro já desmaiou há muito, o que vale é que estava vazio. Talheres de prata fina romperam a tampa da caixa forrada a veludo e desfilam em direcção ao sofá maior. Está tudo em exposição, a jeito de entrar no turno que é como quem diz, ao serviço, não fosse tudo culpa do terramoto que quase ía havendo e dando cabo das restantes maravilhas do mundo.
Foram segundos, poucos.
De repente, tudo passou e dir-se-ia que nem deu tempo a que se partisse grande coisa. Menos ainda que morresse gente, que se abatessem terras ou que caíssem árvores. Caíram as cortinas e ficou apenas e só o autor...

Citação.

"a loucura do génio não é o preço do seu poder cridor, mas a consequência da sua solidão".

(Arthur Schopenhauer)

terça-feira, abril 04, 2006

Discursos de Eva.

Chamei "Discursos de Eva"ao projecto que criei recentemente, e que tem por finalidade promover a saúde mental e psicológica junto das comunidades, dando especial relevo à população feminina portuguesa.

Porque infelizmente vivemos num país de mentes descuidadas, encostadas aos maus-olhados e à divina providência, como quase em tudo e para tudo nesta vida, pensei que poderia ser útil sair do meu consultório, onde na maior parte dos dias passo lindas tardes a conversar com gente muito interessante, e dar um contributo mais alargado ao público em geral, promovendo esta iniciativa. O tema da saúde mental em portugal continua a ser uma espécie de parente pobre da saúde, ficando constantemente relegada para último plano nas políticas ditas estratégicas para o bem estar e o desenvolvimento das pessoas. Prevenção, continua a ser uma palavra demasiado estranha e complicada para ser posta ao serviço dos portugueses, nomeadamente quando se trata de Saúde mental e Psicológica. Interessa o corpo, sempre e para sempre o corpo. São modas, dizem-me. Ignorância, estupidez, penso. Mas, não passo de uma idealista, essa é que é essa.

Bati-me em inúmeras horas de conversa já, pela saída das discussões sobre as mulheres dos meios académicos onde, na maioria das vezes têm lugar. Nos últimos tempos, o tema "Mulheres" enche revistas, faz conferências, dá o mote para artigos especializados. A violência doméstica foi assunto legistativo há pouco tempo, passando a ser considerado um crime público. As taxas elevadíssimas de auto-medicação por parte da população feminina, é debatido até à exaustão pelos catedráticos e reconhecido como um problema grave a combater. As imensas taxas de depressão e ansiedade colocam Portugal no primeiro lugar dos países da União Europeia, significando isto que, se não vamos bem em termos económicos, as nossas cabecinhas vão de mal a pior. Mais uma vez são as mulheres, as principais consumidoras de medicamentos psicotrópicos.
Fazem-se listas de números que comprovam o que vos digo. Renovam-se leis para proteger as mulheres da violência. Criam-se instituições de acolhimento, etc... E eu, invento um programa para por a rua a mexer, as mulheres a conversarem com as elas mesmas e com as outras para, em conjunto, encontrarem novas saídas para si próprias.

Discursos de Eva é um programa de psicologia preventiva para mulheres. Irá ter lugar em Vila Franca de Xira (Ateneu Artístico Vilafranquense), a partir do dia 10 de abril, em horário pós laboral (a partir das 17.30 h).
Informações pelo tel: 263 271 418
Inscrevam-se! Participem! Divulguem!Sejam participantes activas na resolução dos vossos problemas. Mexam-se!